Psicoterapia OnlineA autonomia emocional e o protagonismo possuem total relação. A busca pela autonomia emocional deve ser motivada pelo desejo natural de ter mais qualidade de vida, realizar seus sonhos e não depender emocionalmente de terceiros.
Pensando na importância de desenvolver essa autonomia trouxemos mais informações para dar luz ao tema.
Aproveite para identificar se você está precisando desenvolver mais autonomia emocional para assumir o protagonismo de sua história de vida e entender como fazê-lo.
O que é autonomia emocional?
Começando do início, a autonomia emocional pode ser entendida como a capacidade de reconhecer a sua responsabilidade sobre seus pensamentos, sentimentos e ações mediante estímulos externos.
A autonomia emocional é uma habilidade que pode ser treinada com o passar do tempo! Afinal, você conseguirá ter como resultado a capacidade de evitar que terceiros abalem significativamente o seu estado emocional.
E isso é interessante por garantir que aspectos fora do seu controle impactem suas estruturas emocionais.
Entenda que é diferente de não sentir nada! Afinal, a autonomia te dará uma visão diferente das situações na prática.
Quer um exemplo? Suponha que você está dirigindo e uma pessoa te dá uma fechada e te xinga. Uma pessoa que já desenvolveu a habilidade da autonomia consegue entender que aquilo é sobre como a outra pessoa está se sentindo, por isso, não vai absorver a crítica infundada.
Ao invés de entrar na briga, discutir e perder a paciência, você apenas continuará seu caminho, sem arrumar confusão e entender que a atitude do outro revela sobre ele e não sobre você.
Pode parecer impossível, difícil ou até irreal atingir esse grau de autonomia emocional? Mas na prática, é possível e benéfico focar na sua autonomia emocional.
Quais são os benefícios de desenvolver essa habilidade emocional?
Ao desenvolver a autonomia emocional o indivíduo usufrui de uma série de benefícios, como:
-
- A possibilidade de tomar melhores decisões;
-
- Assume a responsabilidade e protagonismo sobre tudo que lhe acontece;
-
- Consegue se proteger emocionalmente de relações e situações que causam impacto negativo;
-
- Melhora sua capacidade de análise crítica das questões.
Tudo isso ocorre devido ao fato de trabalhar continuamente para conhecer a si mesmo, suas reações, emoções e optar por assumir o protagonismo de sua vida.
Apesar de ser uma decisão que se pode tomar e começar a trabalhar para alcançar o resultado pretendido, é importante perceber que não é fácil fazê-lo! Cada pessoa tem seu próprio processo e recorrer a ajuda pode fazer toda a diferença para desenvolver autonomia emocional.
O que fazer na prática para desenvolver autonomia emocional?
Toda pessoa que entende os benefícios e se decide pelo desenvolvimento da autonomia emocional poderá percorrer um caminho em busca dos resultados pretendidos. O processo não é fácil, mas existem algumas etapas que podem ser seguidas para te ajudar a desenvolver a autonomia emocional, são elas:
1. Foque em seu autoconhecimento
A busca por autoconhecimento é importantíssima para entender suas emoções negativas. Toda pessoa tem emoções negativas, todavia, o entendimento sobre a origem da raiva e do medo liberta.
Você conseguirá entender a origem, quais são os gatilhos para as emoções negativas e como reagir de modo mais assertivo ao que está sentindo.
Por isso, se você entende o que desperta essas emoções, consegue até mesmo evitar situações nas quais esses sentimentos ruins sejam despertados.
Portanto, vale a pena focar em seu autoconhecimento para que consiga melhorar sua rotina, se inserindo somente em situações que sejam mais saudáveis emocionalmente.
2. Melhorar a sua autoestima
A autonomia emocional tem total relação com a sua crença de capacidade. Toda pessoa precisa se sentir capaz de conquistar o que sonha.
Quando temos uma imagem positiva de nós, somos capazes de compreender quais são as nossas habilidades, quais são nossas fraquezas que podemos melhorar e temos consciência do nosso valor.
Por isso, não aceitamos situações que trazem infelicidade ou que sejam pejorativas para nós mesmos. Desenvolver a crença de que você é uma pessoa valiosa, que é capaz de acolher a si mesmo é fundamental.
De modo que, alie sua autoconfiança, autoaceitação e desenvolva sua autonomia emocional. Quem sofre com a baixa autoestima costuma ser dependente dos outros em todas as relações.
Sejam amorosas, familiares ou até mesmo nas amizades. Afinal, a sensação de baixo valor faz com que a pessoa sempre se esforce para agradar o outro e ser validada pelo outro.
Por isso, trabalhar a autoestima é fundamental para sua autonomia, visando que consiga regular suas próprias emoções sem depender de terceiros.
3. Desenvolva sua resiliência
A resiliência é a capacidade de enfrentar e se adaptar às adversidades da vida. Toda pessoa tem momentos negativos e situações complicadas.
Por isso, desenvolver resiliência é fundamental para alcançar a autonomia emocional desejada por você.
Aceitar que a mudança é parte da rotina, que problemas são comuns e que precisam ser resolvidos com clareza é fundamental.
Dessa forma você poderá enxergar os problemas no panorama mais geral, sem que isso faça você absorver uma enorme carga de sofrimento.
Ser resiliente vai te ajudar a entender que alguns problemas poderiam ser evitados, mas não foram e que agora resolver é o melhor caminho. Evitando que o problema te paralise e cause um sofrimento intenso enquanto não consegue perceber uma forma de resolvê-lo.
A resiliência te dá uma visão mais prática sobre as situações, enxergando que há um problema, você consegue resolver e tudo ficará bem.
Procure ajuda para desenvolver autonomia emocional
Não é por se tratar de uma habilidade ligada à autonomia que você não pode recorrer aos profissionais dispostos a te ajudar!
Procurar psicoterapia faz toda a diferença para que você vença as etapas relacionadas ao ganho de autonomia emocional.
Na terapia é possível ganhar autoconhecimento, entender mais sobre seus sentimentos, gatilhos e outros fatores. Dessa forma, você consegue desenvolver a autonomia emocional a partir da psicoterapia.
Contribuindo para que possa se sentir melhor consigo mesmo, entender como seus sentimentos funcionam e uma série de outros fatores.
Aproveite a Psicoterapia Online como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, para que consiga ter bons resultados emocionais a partir das sessões.