psicoterapia

A importância de fazer psicoterapia e como encontrar o terapeuta certo

A psicoterapia é extremamente importante para pessoas de todas as idades e classes sociais. Por diversos motivos fazer psicoterapia irá te ajudar a lidar com dificuldades, se autoconhecer e ter ótimos resultados em sua vida.

No entanto, é interessante entender antes de mais nada que é preciso encontrar o terapeuta certo para te auxiliar.

Afinal, assim como ir ao médico e não se identificar com o especialista, é possível não se identificar com o psicoterapeuta. E absolutamente nenhum paciente precisa manter o tratamento com um profissional com o qual não se identifica. Pensando nisso tudo, trouxemos dicas relevantes para te ajudar a fazer psicoterapia com o profissional certo!

Psicoterapia: entenda e identifique que toda pessoa deveria fazer

Por muitos anos a ida ao psicólogo foi vista como um tabu na sociedade. Todavia, a psicoterapia tem o objetivo de ajudar o paciente a diminuir seus sofrimentos, interpretar as situações de sua vida e lidar melhor com os desafios.

Absolutamente todas as pessoas podem recorrer ao método com o objetivo de melhorar aspectos emocionais de sua vida.

Na terapia o paciente consegue verbalizar seus sentimentos, cuidar da saúde mental, melhorar sua consciência sobre si mesma e perceber caminhos para resolver os desafios de sua vida.

O profissional jamais irá diminuir o sofrimento de seu paciente, todavia, consegue auxiliar o paciente a encontrar soluções, desenvolver ferramentas emocionais e cuidar de suas emoções.

Portanto, toda pessoa deveria fazer psicoterapia em algum momento da vida. Seja para se autoconhecer ou para lidar com alguma dificuldade que está enfrentando eventualmente.

Psicoterapia não é tudo igual

Apesar de ser algo recomendado para todas as pessoas, a psicoterapia não é uma técnica “fechada” e repetitiva.

Cada profissional tem sua própria abordagem no tratamento de um paciente. Por isso, é interessante que toda pessoa em busca de um psicoterapeuta esteja aberta a conhecer profissionais.

Tendo em vista que, é possível pesquisar a abordagem e o trabalho de terapeutas online, pedir indicação de amigos que fazem terapia e marcar uma conversa com o profissional.

De modo que, seja possível entender como o profissional trabalha para só então iniciar um tratamento após identificar alguém que siga uma linha de trabalho com a qual o paciente se identifica.

Estabelecer uma relação de respeito e confiança entre o paciente e o profissional é fundamental. Afinal, é o tipo de tratamento em que existe uma forte necessidade de estabelecer essa confiança.

Se o paciente não acredita no modelo de tratamento e não está disposto a se submeter aos apontamentos e ajustes sugeridos pelo psicólogo, dificilmente terá resultado.

Portanto, a psicoterapia demanda paciência para encontrar um profissional com o qual o paciente se identifique e esteja disposto a passar pelo tratamento ou acompanhamento sugerido.

Se não há uma relação de confiança para tal é mais interessante procurar ajuda de outro profissional.

Encontrar o terapeuta adequado para cada paciente é um trabalho delicado e que precisa ser feito com atenção para que todo o processo seja satisfatório.

Por quais motivos posso buscar psicoterapia?

Até mesmo quando tudo vai bem e a pessoa está emocionalmente estável e satisfeita é possível procurar psicoterapia para trabalhar alguns aspectos da sua personalidade, se autoconhecer e muito mais. Todavia, é comum procurar psicoterapia em alguns cenários, como:

1.      Desenvolver autonomia emocional e gerenciar as emoções de forma eficaz

A psicoterapia é uma poderosa ferramenta para quem busca desenvolver autonomia emocional e gerenciar suas emoções de forma eficaz. Evitando hábitos como descontar nas refeições as angústias e sofrimentos de um dia atribulado, por exemplo.

A compulsão alimentar, por exemplo, não é uma demanda que o nutricionista consiga tratar sozinho. É necessário ter uma equipe multidisciplinar para tratar o quadro e obter resultados satisfatórios para a saúde do paciente.

2.      Desenvolver autoconfiança

Toda pessoa precisa desenvolver sua autoconfiança. Em muitos casos, o medo do novo desencadeia até mesmo crises de ansiedade.

Todavia, com o acompanhamento psicológico é possível lidar com suas angústias, sofrimentos, ansiedades e amenizar desconforto enquanto trabalha sua autoconfiança.

3.      Lidar com o luto

A perda de alguém que ama é sempre muito dolorosa. E mesmo nos casos em que a pessoa não desenvolve uma depressão, é útil ter ajuda psicológica para lidar com o sofrimento do luto.

De modo que, seja possível ressignificar a ausência da pessoa querida e voltar a ter uma rotina saudável, satisfatória e sem culpa por voltar a ser feliz após a perda.

Aprender a lidar com os sentimentos é fundamental. Seja o luto, solidão, tristeza, angústia, ansiedade ou qualquer outro sentimento é possível lidar melhor com a ajuda de um profissional.

Afinal, a psicoterapia te ajudará a desenvolver ferramentas emocionais para ter uma vida mais plena, feliz e com capacidade de lidar com seus sentimentos mediante desafios e situações desconfortáveis.

4.      Ajudar na saúde de suas relações

Muitas pessoas possuem relações disfuncionais, seja com parentes, amigos, cônjuges e isso acaba afetando a saúde mental da pessoa.

Na psicoterapia é possível identificar padrões de comportamento que geram a preferência por relações disfuncionais sem que a pessoa perceba.

Bem como, é possível desenvolver ferramentas emocionais para se comportar de uma forma mais saudável para suas relações e identificar quais são as relações que requerem seu afastamento.

Afinal, alguns comportamentos de terceiros acabam adoecendo a pessoa sem que ela sequer perceba. Um relacionamento abusivo, uma amizade tóxica são situações que podem ser identificadas ao longo do tratamento e o foco é desenvolver-se emocionalmente ao ponto de perceber e conseguir sair de relações que trazem mais prejuízos emocionais que felicidade.

Portanto, a psicoterapia pode ajudar em diversos aspectos de sua saúde emocional, contribuindo para que seja uma pessoa muito mais plena, feliz e realizada.

Aproveite que agora já sabe mais sobre psicoterapia para se beneficiar do método, encontrando um profissional que possa atender suas demandas, propiciar mais qualidade de vida e autoconhecimento.

Uma vez que, as pessoas que cuidam da própria saúde mental são melhores não só para elas mesmas como também para todos ao seu redor. Cuide de si com psicoterapia.