sono

A qualidade do sono está diretamente atrelada a produtividade

Sabia que a qualidade do sono altera toda a sua saúde física, mental e capacidade de produtividade? Muitas pessoas menosprezam o poder de uma noite de sono de qualidade.

E por isso, acabam adotando medidas como “clube das 5” ou “clube das 6” acordando muito antes de seu horário habitual para assistir lives e na tentativa de aumentar a própria produtividade.

Todavia, desconsideram a importância de manter um sono de qualidade para de fato, aumentar a própria produtividade. Nós vamos falar um pouco mais sobre sono e produtividade.

O sono tem ciclos que precisam ser respeitados

A maior parte das pessoas desconhece que o sono se dá em ciclos que precisam ser respeitados para que a recuperação física e mental seja completa.

Afinal, cada ciclo tem uma finalidade. Dependendo do ciclo do sono é possível de fato relaxar a musculatura, liberar hormônios e promover um descanso adequado para órgãos como o coração que pode bater em ritmo desacelerado durante a noite.

Quem consegue cumprir toda a jornada de ciclos do sono costuma acordar sozinho, sem a necessidade de usar despertador.

Uma vez que, a própria iluminação natural do dia entrando pela janela do quarto indica para o cérebro que já amanheceu e é hora de despertar.

As pessoas que conseguem dormir o suficiente todas as noites apresentam melhor desempenho físico e maior capacidade de produzir.

Por isso, simplesmente reduzir em 1 hora a quantidade de sono por dia tende a não ser uma estratégia interessante. Em especial, quando o objetivo é ser mais produtivo.

Como saber se tenho um sono reparador?

Não é raro que, por ter facilidade de pegar no sono, as pessoas acreditem que conseguem ter um sono de qualidade.

Todavia, notam que acordam mais cansados, como se não tivessem dormido o suficiente ou ainda, estivessem mais cansados que na hora de dormir na noite anterior.

Acordar com o corpo todo dolorido, como se tivesse passado a noite toda lutando, não é normal!

Apenas ter facilidade para dormir não significa boa qualidade do sono. Pessoas com ansiedade, por exemplo, tendem a acordar de madrugada.

Má qualidade de sono altera a capacidade de manter a atenção

A má qualidade do sono está atrelada à perda de produtividade por causa da dificuldade de manter a atenção nas atividades diárias.

Quem dorme mal acaba tendo dificuldade de se manter atento, tomar decisões e até mesmo perde capacidade de reagir rapidamente.

Uma pessoa com má qualidade do sono que já acorda cansada geralmente acorda lenta e com dificuldade de se organizar. O que acaba se refletindo em atrasos e uma série de problemas.

Por isso mesmo, vale a pena procurar adotar todos os cuidados necessários para ter uma boa rotina de sono.

Justamente para que consiga acordar bem disposto, com vontade de viver aquele dia e boa capacidade de manter a produtividade em alta.

Atividades cerebrais são prejudicadas pelo sono ruim

Quando uma pessoa não dorme o suficiente, o lobo parietal e lobo occiptal são prejudicados. Ambos são áreas do cérebro responsáveis pelo processamento de informações, resolução de problemas, reconhecimento visual e outras funções cognitivas.

Todavia, quando o sono não é reparador os níveis de glicose no corpo sobem e isso faz com que ambos os lobos citados diminuam suas funções.

O que vai afetar diretamente a capacidade de tomar decisões, resolver problemas e lidar com a própria rotina. Sendo arriscado até mesmo dirigir, por existir uma dificuldade de tomar decisões rápidas para se livrar de eventuais acidentes.

O que fazer para ter uma noite de sono reparadora?

Se você é do grupo que até dorme a noite toda, mas acorda parecendo que não dormiu nada, saiba que essas dicas são para você. Assim como, aqueles que possuem insônia ou dificuldade de pegar no sono, confira:

1.      Adote uma rotina

O corpo precisa de um horário para dormir e um horário para acordar. Portanto, o ideal é adotar uma rotina que propicie o sono de qualidade.

Prefira ir dormir toda noite por volta de x horas, para que acorde 8 horas depois sem correria ou possibilidade de atrasos.

2.      Deixe a casa escura

Evite que as luzes da televisão e smartphone fiquem em seu campo de visão 1 hora antes de dormir. Prefira usar luzes amarelas em sua casa.

De modo que, as luzes usadas estimulem um ambiente acolhedor e que dá ao corpo a adaptação necessária para dormir.

Uma vez que, as luzes brancas deixam o corpo em estado de alerta. O que não é útil para o quarto ou áreas íntimas da casa.

3.      Cuide de sua alimentação

Não consumir alimentos pesados antes de dormir, é um segredo importante para que o corpo não passe a madrugada toda voltado para a digestão.

Se você dorme às 22h, o ideal é fazer sua última refeição por volta das 20h. De modo que, consiga ter uma noite reparadora, não acorde com fome e possa ter uma digestão facilitada por optar por pratos saudáveis e leves.

Também é útil evitar consumir água 2 horas antes de dormir, para que a noite não seja interrompida por idas ao banheiro.

Vale a pena bater sua meta de consumo de água até 2 horas antes do horário de dormir, ir ao banheiro antes de deitar e garantir que não será acordado pela necessidade.

4.      Pratique atividades relaxantes

Antes de dormir é útil praticar atividades relaxantes, como a leitura de um livro, uma automassagem ou até mesmo uma sessão de meditação.

Ao praticar uma atividade que relaxa na hora antes de dormir você está preparando seu corpo para um momento relaxante, prazeroso e que vai te ajudar a melhorar a sua produtividade no dia seguinte.

Afinal, quem descansa bem, acorda disposto e com capacidade de aproveitar intensamente o dia posterior. Portanto, vale muito a pena ter cuidado com a qualidade do sono.

Melhorando não só sua saúde física como a disposição para enfrentar todos os desafios previstos em sua agenda.

Se você sofre de insônia, acorda ansioso ou tem muita dificuldade de dormir, procure ajuda! A baixa qualidade do sono interfere na qualidade de vida, saúde física e saúde mental.