A ansiedade tem sido apontada como um dos problemas emocionais do século. No entanto, poucas pessoas se dão conta de que a ansiedade pode se manifestar em 3 esferas da vida.
E por isso, sofrem sem saber que poderiam ou até mesmo precisam pedir ajuda. Pensando nisso, trouxemos algumas reflexões sobre o tema.
De modo que, possa servir como um alerta e auxílio para aqueles que são ansiosos e não percebem, confira.
A ansiedade em 3 esferas da vida
A maior parte das pessoas tem em seu imaginário que ansioso é aquela pessoa que rói unhas e está sempre balançando a perna. Todavia, existem outros aspectos que se manifestam, mas não são identificados muitas vezes pelo nome correto.
Por isso mesmo, entenda alguns aspectos a partir de agora para que possa ampliar seus horizontes de conhecimento sobre o problema:
1. Comportamentos ansiosos
Talvez mais conhecidos, os comportamentos mais apresentados são o roer de unhas, sacudir pernas, agitação, falar muito rápido e arrancar fios de cabelo. A pessoa não precisa manifestar todos os sintomas, todavia, se tem um deles já é suficiente para perder qualidade de vida.
2. Pensamentos
Ainda pouco discutidos, os pensamentos ansiosos são invasivos, ficam sendo remoídos por longos períodos.
Além disso, são comuns os pensamentos catastróficos, por exemplo: eu deveria ter falado tal coisa durante aquela discussão. Ou ainda, quando a pessoa fica indo e voltando na situação buscando uma resolução, ou pensamentos catastróficos como: e se eu não conseguir apresentar meu tcc, e se rirem de mim? E se?
O excesso de “e se” é um forte indicativo de que sua linha de pensamentos não é a mais saudável possível e que apresenta algum grau de ansiedade.
3. Sintomas físicos
Algumas pessoas manifestam sintomas físicos da ansiedade, como o caso de suor excessivo, taquicardia, tremores e falta de ar.
Não é raro que uma crise possa desencadear a ida ao hospital. Afinal, a pessoa sente falta de ar com taquicardia e tende a pensar que está morrendo de algum problema cardíaco.
Quando a ansiedade é normal e quando preciso de tratamento?
Toda pessoa ao longo da vida vai experimentar algum grau de ansiedade, afinal, é um sentimento normal.
Todavia, quando o sentimento se manifesta constantemente como se algo ruim fosse acontecer, é preciso procurar ajuda.
É perfeitamente normal apresentar sintomas antes de uma situação nova, como a apresentação de um TCC, uma entrevista de emprego, etc.
No entanto, acordar ansioso todos os dias, passar o dia remoendo pensamentos, ter pânico diante de uma situação nova não é normal. Além disso, as demandas emocionais acabam limitando significativamente a qualidade de vida da pessoa e isso tem grande potencial de se tornar um problema mais grave.
O ideal é procurar ajuda se todos os dias a pessoa manifesta algum dos 3 tipos de sintomas que apresentamos. Afinal, o tratamento irá ajudar muito a melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Uma vez que, poderá entender quais são os gatilhos que geram esses sentimentos. Bem como, poderá começar a trabalhar e desenvolver novos padrões comportamentais mais saudáveis.
Pessoas constantemente ansiosas precisam de tratamento
Se identificou com alguma das esferas citadas? É muito comum que as pessoas conheçam comportamentos ansiosos, mas não associam os pensamentos e sintomas físicos ao quadro de ansiedade.
Todavia, é necessário se identificar e procurar ajuda psicológica para que seja possível alcançar um tratamento eficiente.
Estar constantemente vivenciando alguma das 3 formas de ansiedade pode ser extremamente prejudicial para a qualidade de vida, interações sociais e saúde física e emocional.
Portanto, é indispensável procurar um psicólogo para obter a ajuda necessária para o tratamento ser eficaz.
A psicoterapia será responsável por te ajudar a desenvolver novos padrões de comportamento, contribuindo para que consiga ter uma rotina emocionalmente mais saudável.
Justamente por trabalhar os gatilhos e compreender quais são os fatores que desencadeiam as emoções que estão trazendo desconforto para sua vida.
Ficarei dependente da psicoterapia?
Muitas pessoas possuem o receio de procurar um psicólogo e se tornarem “dependentes”, quando na verdade, o tratamento oferece o resultado oposto.
Ao longo das sessões, é possível melhorar seus níveis de autoconhecimento, potencializando a sua capacidade de cuidar melhor de seus pensamentos e hábitos.
Além disso, a terapia tem como objetivo contribuir para o ganho de qualidade de vida, identificação de gatilhos visando diminuir sua exposição a eles ou aprender a lidar melhor com todos eles.
Dessa forma, aos poucos o tratamento muda a percepção que o paciente tem sobre a vida e também contribui para total independência.
É comum que a psicoterapia se perdure quando novas demandas vão surgindo e o paciente deseja ir trazendo para o consultório visando obter uma opinião e apoio.
Todavia, não é regra fazer terapia por período prolongado. Na realidade, os profissionais buscam dar alta para o paciente sempre que identificam a possibilidade para tal.
Justamente por ser um tipo de tratamento que busca emancipar e ajudar o paciente a ter melhores recursos emocionais para lidar com as demandas da própria vida.
Ansiedade só se trata com remédios?
Outro receio comum é a dependência de medicamentos para tratar a ansiedade. Todavia, cada caso é único e o profissional é a melhor pessoa para avaliar e identificar a eventual necessidade medicamentosa.
Em casos de demanda por medicamentos o ideal é passar por consulta com o psiquiatra para a adequação do tipo de medicação e dose.
Quando corretamente usados, os medicamentos não causam dependência. Portanto, não há qualquer motivo para ter receio de procurar tratamento.
Uma vez que, os pacientes bem acompanhados tendem a ter bons resultados, conquistando alta e melhora significativa da qualidade de vida.
Por isso mesmo, quem se identifica como uma pessoa ansiosa deve procurar ajuda para que possa estabelecer um novo padrão comportamental.
De modo que, consiga evitar o sofrimento causado pela ansiedade. Mesmo quem não tem crises, acaba sofrendo em seu cotidiano.
E é plenamente possível ter bom resultado a partir do tratamento. Vale muito a pena procurar ajuda profissional. Aproveite que agora já sabe mais sobre o tema.