autoconfiança

Autoconfiança: a importância de desenvolvê-la

Você tem trabalhado sua autoconfiança? Muitas pessoas não se dão conta de que a autoconfiança é indispensável para uma rotina saudável.

Com autoconfiança é possível tomar decisões por conta própria, se posicionar em reuniões de trabalho e adotar todas as medidas que são necessárias para que sua rotina tenha qualidade de vida.

Todavia, muitas pessoas simplesmente não desenvolvem a autoconfiança necessária e por isso, acabam sendo reféns da insegurança. Nós vamos te explicar um pouco mais sobre autoconfiança e sua importância na rotina.

Autoconfiança: entenda o que é na prática

A autoconfiança pode ser entendida como a convicção que uma pessoa nutre sobre as próprias capacidades. Ela simplesmente confia na sua capacidade de tomar decisões e agir corretamente.

Já viu uma pessoa insegura roendo as unhas para tomar uma decisão que parece simples? Seja a roupa que vai vestir ou o que vai fazer da própria carreira, ter autoconfiança é fundamental para a tomada de decisão.

Por isso mesmo, toda pessoa deveria trabalhar continuamente para desenvolver a própria autoconfiança.

Uma vez que, aqueles que nutrem confiança em si mesmos conseguem tomar as rédeas de suas vidas e assumir o controle.

Todavia, os que seguem sem confiança em suas decisões acabam pedindo ajuda de parentes, amigos e pessoas que influenciam diretamente na opinião, mas não assumem as reais consequências das decisões tomadas.

E essa falta de confiança em si mesmo para tomar decisões acaba dificultando a vida da pessoa. Afinal, ela se vê à mercê de situações e da ajuda de terceiros.

Quando não se sente simplesmente capaz de decidir por si só e assumir todas as consequências daquilo que está escolhendo.

É possível trabalhar a autoconfiança?

A autoconfiança é algo que se pode trabalhar, visando potencializar a confiança que se sente em si mesmo.

É importante perceber que não é algo que poderá ser desenvolvido do dia para a noite. Todavia, é uma habilidade confiar em si mesmo e em suas decisões.

E como toda habilidade, você pode trabalhar dia após dia melhorando a habilidade que deseja desenvolver.  Para te ajudar a ser uma pessoa mais autoconfiante, trouxemos algumas dicas:

1.      Pare de se comparar

A comparação nunca é justa, afinal, você conhece o seu todo. Entretanto, não conhece os medos, inseguranças e receios dos outros.

Por isso mesmo, o ideal é evitar perder o seu tempo se comparando com pessoas desconhecidas.

Foque mais em analisar suas tomadas de decisão, resultados obtidos e quem influenciou essas decisões.

Se você tomou uma decisão, tudo deu errado e você se sentiu desamparado, não há problema! Acolha seus erros, entenda que toda decisão tem ônus e bônus e que poderia ter dado tudo certo.

Não se cobre tanto! Quem tem alto rigor consigo mesmo acaba diminuindo sua autoconfiança por medo de falhar e se sentir péssimo com isso.

2.      Aceite que a dúvida sempre estará lá

Não é raro que as pessoas deixem de tomar decisões por medo dos resultados. Todavia, se você compreende que a dúvida sempre fará parte de sua jornada, conseguirá começar a se decidir por conta própria.

Ninguém além de você mesmo colherá os resultados de suas decisões. Portanto, vale a pena experimentar oportunidades, praticar a tomada de decisão e simplesmente se atrever a viver.

Não deixe que suas inseguranças e o pensamento de “e se” afetem a sua qualidade de vida! Tome suas decisões após considerar os prós e os contras e arque com as consequências.

3.      Tenha carinho consigo

Você é uma pessoa muito dura consigo? Se a resposta é sim, comece a cobrar menos de si. Afinal, todas as pessoas têm direito de errar.

Ninguém está preocupado! Se der certo ou errado ninguém irá te ajudar a resolver. Portanto, não se cobre perfeição o tempo todo.

Sempre que quiser aceitar uma oportunidade, abrace os riscos e saiba que somente você é capaz de lidar com as consequências daquilo que escolheu.

Além disso, entenda também que sempre existe uma saída para situações difíceis. Portanto, não há muito o que perder.

Quem aceita vivenciar o novo, tomar decisões e correr riscos está se abrindo para a vida e usufrui de ótimas experiências e muitos aprendizados. Portanto, vale a pena experimentar uma postura muito mais carinhosa consigo.

Evite uma cobrança excessiva que cause insegurança e desconforto em sua rotina. Afinal, quem se cobra demais tende a sofrer por causa dessa rigidez adotada consigo mesmo.

4.      A vida é curta demais para temer

Lembre-se o tempo todo que a vida é muito curta. Por isso mesmo, não há motivo algum para temer o que pode vir a ocorrer.

Portanto, tenha em mente que não aceitar novidades, não correr riscos e estar constantemente preso ao medo está te impedindo de viver.

Com esse tipo de pensamento você consegue estabelecer um novo padrão e se abrir um pouco mais. Afinal, é muito pior passar a vida inteira apenas repetindo os mesmos dias, que gastar um pouco de tempo corrigindo decisões erradas que você tomou.

Todas as pessoas em algum momento da vida tomam decisões erradas. Seja de maior ou menor proporção, ninguém está livre do erro. E tudo bem!

O que não é interessante é recusar todas as experiências que a vida pode te proporcionar por apego ao medo.

Psicoterapia ajuda no desenvolvimento de autoconfiança

Ao longo da psicoterapia, é possível desenvolver habilidades emocionais para lidar com diferentes demandas. Dessa forma, é natural que a terapia te ajude a desenvolver autoconfiança.

E isso será importante para se refletir em todas as áreas de sua vida. Te ajudando a encontrar a sua própria voz, desejos, sonhos e colocar tudo isso em prática com autoconfiança de que você pode tentar, pode errar, pode falhar e pode corrigir.

Portanto, se você tem dificuldade de se impor diante das situações, sente que todos ao seu redor são sempre consultados para que você construa sua própria opinião e isso te causa sofrimento, procure ajuda!

A psicoterapia pode ser fundamental para que você consiga desenvolver a autoconfiança necessária para tomar as suas decisões e assumir o controle de sua vida.

Adicione o texto do seu título aqui