Conheça Cristiane além da psicologia, essa é a proposta hoje! Afinal, além de ser psicóloga sou também uma pessoa com outras características.
Ir além do conhecimento sobre o âmbito profissional é importante quando se está buscando um psicólogo. Ao passo que, conhecer a profissional para quem está pedindo ajuda para cuidar de sua saúde mental é importante.
Saber o que move essa pessoa, o que ela gosta além da psicologia, quais são suas características e descobrir afinidades é útil.
Obviamente, a relação sempre será de psicóloga e paciente, todavia, a identificação ajuda justamente a entender que além de profissional sou também um ser humano.
Quem é a Cris além da psicologia?
Psicóloga, mas não somente isso! Sou uma Paranaense, mas que mora em São Paulo atualmente. Protagonista da própria vida.
Adora atividade física, praticante de musculação, muay thai e dança o qual eu chamo de treino ansiolítico. E por isso mesmo, defendo que todo mundo deveria treinar também!
Sou apaixonada por viver novas experiências, seja em restaurantes, viagens, passeios, meu lema é explorar novos estímulos, novas emoções e novos conhecimentos.
Observadora, curiosa, ligada no 220v, questionadora, criativa, empolgada, amo um skincare. E quer saber mais? Adoro montar looks e entre uma inspiração e outra criar o próprio estilo.
Mas além de tudo isso, sou também apaixonada por comportamento e desenvolvimento humano.
Como escolhi a psicologia?
Um fato curioso é que, sempre que me perguntam porque escolhi a psicologia, costumo dizer que eu NÃO escolhi.
Afinal, a psicologia me escolheu! Uma vez que, foi após superar a síndrome do pânico em 2007 que eu descobri o meu propósito, pois a minha ferida cicatrizada meu mostrou um horizonte de possibilidades.
Então na época, larguei o curso de administração após ter cursado três anos para fazer psicologia, sendo fiel a minha intuição e as minhas convicções.
Por um período eu tive a minha vida roubada e paralisada pela síndrome do pânico e foi através da psicoterapia que eu fui libertada! Uma vez que a ferida estava cicatrizada, eu queira mostrar para o mundo todo que é possível viver uma vida leve e feliz, que conseguimos sim, vencer os nossos monstros mentais e nos libertarmos através de novos repertórios e quando enfrentamos os nossos medos de frente e nos colocamos em movimento.
Portanto, foi aos pouquinhos e com pequenas atitudes de enfrentamento que eu chamo de passos de coragem que eu consegui me libertar da síndrome do pânico e carrego essa filosofia para a minha vida.
A importância de conhecer o profissional que está buscando para cuidar de sua saúde mental
Costumo sempre comentar que psicoterapia não é tudo igual! Muito embora as pessoas acreditem que basta encontrar um psicoterapeuta, marcar a consulta e estará tudo resolvido, não é assim que funciona.
A psicoterapia é uma área com diferentes abordagens e nuances. Por isso, todo interessado em iniciar terapia precisa ter o cuidado de pesquisar o profissional, a abordagem, conversar e entender o método do terapeuta antes de decidir iniciar o processo.
Principalmente devido ao fato de que é preciso confiar no profissional para realmente se submeter ao tratamento e seguir todas as orientações.
Caso contrário, não haverá a evolução desejada e a terapia irá se arrastar por anos sem render mudanças comportamentais efetivas por causa da resistência do paciente.
Além disso, quando o paciente não confia e resiste ao tratamento, é natural que ele mesmo se sinta desestimulado e abandone a psicoterapia.
Por isso sempre faço questão de deixar claro a importância de encontrar o profissional que irá acompanhar a sua saúde mental e te auxiliar a desenvolver novas ferramentas emocionais ao longo do tratamento.
Terapia exige conexão
Na busca por encontrar um bom psicólogo, é preciso conhecer o profissional antes de simplesmente marcar um horário e achar que tudo será resolvido em uma sessão.
Por isso mesmo, sempre tomo o cuidado de me apresentar e falar sobre minha linha de trabalho.
Uma vez que, o paciente e o psicólogo precisam ter uma conexão de entendimento mútuo, caso contrário, o acompanhamento tem fortes chances de não ser bem sucedido.
Afinal, é preciso que a abordagem do profissional seja adequada para o paciente e isso demanda justamente empatia e conexão.
Está tudo bem ir em mais de um profissional até encontrar aquele com o qual se identifica. O mais importante é que, essa conexão favoreça justamente o engajamento entre as partes e a boa condução do tratamento.
Dito isso, não tenha constrangimento algum em procurar conhecer os profissionais disponíveis para te auxiliar. De modo que, possa encontrar aquele com a abordagem mais adequada, capaz de gerar conexão para que você possa ter o melhor tratamento possível.
É preciso confiar no profissional de psicologia para se submeter ao tratamento
Lembre-se que, o tratamento em questão demanda uma relação de confiança. E é por isso que a etapa de procurar o profissional é tão importante.
Uma vez que, ao encontrar um bom profissional é possível se dedicar ao processo, fazer progresso e alcançar os resultados que são pretendidos por você em terapia.
Portanto, o ideal é que todo paciente tenha o cuidado de conhecer profissionais e se submeter ao processo após conhecer a abordagem com a qual se identifica.
Justamente para que possa estabelecer um vínculo de confiança e garantir que irá se comprometer com a terapia.
Se o paciente desconfia, se pega comparando a linha de trabalho e não se compromete, dificilmente conseguirá obter qualquer benefício ou progresso pretendido.
Afinal, o processo exige que exista confiança. Para que o paciente faça os exercícios, se abra e esteja disposto a elaborar sobre seus sentimentos e anseios. Caso contrário, o progresso será mínimo e a tendência é que os resultados conquistados não sejam os melhores que poderiam ser.
Aproveite que agora você já me conhece um pouco mais além da psicologia e use essas informações para se identificar ou não com o meu trabalho. Lembre-se que sempre há um psicólogo ideal para te atender e está tudo bem procurar o seu.